quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DIGNIDADE VISTA POR CIENTISTAS

ZP09091612 - 16-09-2009
Permalink: http://www.zenit.org/article-22690?l=portuguese

Encontro em Roma sobre consciência e dignidade da pessoa


Na universidade “Regina Apostolorum”

ROMA, quarta-feira, 16 de setembro de 2009 (ZENIT.org).- O Ateneu Pontifício Regina Apostolorum acolherá na sexta-feira, 18 de setembro, o seminário “Estudos sobre consciência e dignidade da pessoa”, organizado pelo Mestrado em Ciência e Fé e pela Faculdade de Filosofia e Bioética do mesmo Ateneu, em colaboração com o projeto Science, Theology and the Ontological Quest (STOQ) e The John Templeton Foundation.
Trata-se do primeiro seminário do Grupo de estudo e de investigação sobre Neurobioética, entendida como setor especializado da Bioética, constituído recentemente no Ateneu Pontifício “Regina Apostolorum”.
A aplicação à pessoa humana das recentes descobertas no campo da neurociência e as investigações que buscam desvelar os setores do cérebro e da mente, suscita emoções contrapostas.
De fato, enquanto continuamos fascinados pelas múltiplas possibilidades que nos oferecem estes estudos e por suas perspectivas, tanto para as terapias médicas como para a melhora da qualidade de vida, nos sentimos intimidados pelos eventuais riscos para a saúde e por interrogantes éticos de complexa solução.
Com este seminário, o Grupo de estudo e de investigação sobre Neurobioética do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum busca abordar as novas questões éticas propostas pela moderna neurociência e suas implicações sociais e jurídicas, sobre a base de uma análise profunda e crítica de sua base científica. Os objetivos do Grupo são recopilar, selecionar, avaliar e interpretar os dados científicos disponíveis.
Também identificar as questões éticas mais recentes e relevantes através de uma metodologia e um enfoque multidisciplinar. E fazer emergir o lugar central que a pessoa ocupa, com sua unicidade, seu valor e sua dignidade intrínseca, destacando seu significado de fim último e exclusivo.
O Grupo busca também criar as bases, em um panorama neurocientífico-antropológico-filosófico, para propostas, linhas-guia e uma educação à comunicação na perspectiva da fé cristã. E tem como objetivo, por sua vez, estimular os cientistas cognitivos para que busquem pontos de contato entre a moderna neurociência e a fé cristã.
A neurorradiologista Adriana Gini, diretora médica do Hospital São Camilo-Forlanini, oferecerá a saudação e a introdução ao seminário às quatro da tarde. Em seguida, Paola Ciadamidaro, diretora médico anestesista-reanimadora da unidade de terapia sub-intensiva do Hospital Cristo Rei de Roma, falará sobre “A consciência no coma e no pós-coma: diagnóstico, prognóstico e cuidados”.
A pesquisadora do Coma Science Group da Universidade de Lieja (Bélgica) Andrea Soddu pronunciará a palestra “Aproximando-se dos abismos: a evolução recente das técnicas de visualização em neurociência e sua aplicação potencial em pacientes com transtornos da consciência”.
Depois de uma pausa, Pe. Jesús Villagrasa, L.C., professor de filosofia no Ateneu Pontifício “Regina Apostolorum”, oferecerá algumas reflexões sobre “estado de consciência e dignidade da pessoa”.
A jornalista Luisella G. Daziano, colaboradora do jornal Avvenire e diretora do Giornale di Bioetica, pronunciará a última palestra do encontro, sobre a presença desta questão nos meios de comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário